O que é
A tecnologia 5G é a quinta geração de redes móveis. Permite maior alcance, velocidade, conexões simultâneas e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos. Para ser mais exato, a velocidade pode ser aumentada em até 100 vezes em relação ao 4G. Isso eleva bastante a eficiência de recursos da internet das coisas (IoT), permitindo uma transmissão de dados com um volume muito maior e mais complexo, com uma quantidade maior de conexões.
Diferente de uma rede wifi, que possui uma capacidade bem limitada para conexões de aparelhos, no 5G, milhares de equipamentos podem estar interconectados numa mesma rede e serem operados remotamente, de forma segura.
Desafios na implantação no Brasil
A tecnologia 5G vem sendo implementada no Brasil aos poucos. Há desafios para atingir uma cobertura completa no território nacional, que possui áreas ainda sem conectividade alguma. Entre cidades, vilarejos e áreas rurais, são mais de 9.000 localidades que vivem isoladas da atividade digital.
No entanto, a rede 5G representa uma oportunidade de melhoria nesse sentido. Se a rede 4G permite até 10 mil aparelhos conectados por quilômetro, a 5G permite até 1 milhão de aparelhos. Dessa forma, é possível atingir mais com uma quantidade menor de equipamentos de alcance, permitindo que o investimento atinja mais localidades.
Adicionalmente, a inclusão é dificultada pelo alto custo que uma conexão de 5G implica. Uma carga tributária superior a 40% é aplicada aos serviços, o que pode levar o 5G a pesar no bolso dos brasileiros. Sem contar com a necessidade da troca da maior parte dos celulares – cujo preço inicial gira em torno R $1.600 – e o custo do plano de dados, que atualmente chega a R $250 mensais.
Há uma ordem lógica a ser seguida na ordem de instalações nas cidades. Com isso, a expectativa é de que o projeto seja concluído em 2029. Cada cidade terá um prazo específico a ser respeitado, levando em consideração quantidade de habitantes, estado e negociações com as operadoras locais.
Benefícios
Alguns benefícios já foram citados, como o aumento da velocidade de processamento, maior capacidade de conexões e o consumo menor de energia. É importante destacar o que isso representa para nós como sociedade. Todos esses fatores de melhoria são o passaporte que levará à aceleração e o avanço da digitalização no Brasil rumo à Indústria 4.0. Contribui diretamente para a automação e a integração de diferentes tecnologias que incluem inteligência artificial, robótica e a internet das coisas (IoT).
Com mais velocidade de processamento e sem necessidade de fios conectados às máquinas, é possível fazer as atividades com maior produtividade, gerando melhores resultados e trazendo maior competitividade dos nossos mercados perante o resto do mundo. O avanço tecnológico e econômico andam lado a lado.
A expectativa é de que o 5G movimente R $590 bilhões por ano, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Já chegou no Brasil?
Sim! A rede 5G completou um ano de operação no Brasil em novembro de 2022. Chegou primeiro em Brasília, onde teve uma execução de destaque, levando o pódio de segunda velocidade de download mais rápida do mundo na conexão 5G; em média, 369,5 MB/s, perdendo apenas para Coreia do Sul (447,4 MB/s). A partir daí, expandiu-se para mais capitais e em outubro de 2022, já havia chegado a todas elas.
A próxima etapa da implantação do 5G é o avanço para 15 cidades nos estados do Pará, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para essas localidades, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou a limpeza da faixa de 3,5 GHz (principal usada para o 5G). Essa ação é imprescindível para acabar com as interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite.
Quais operadores oferecem o serviço?
Para a decisão, foi realizado um leilão em que as operadoras Claro, Vivo e Tim arremataram o lote principal, na faixa de 3,5GHz. Há dois modelos de uso da tecnologia:
Em relação à precificação dos planos de 5G, temos como a seguir:
Com essas informações, você já pode até traçar sua estratégia para ter a conexão mais rápida do mercado, não é?
Todos os direitos reservados © Norion Tecnologia 2024 | Política de privacidade