A segurança na internet é uma preocupação crescente tanto para as pessoas como indivíduos, quanto para as empresas. Isso porque a digitalização dos bancos, documentos e até mesmo da forma de se relacionar está em seu auge e promete continuar crescendo. Com tantas informações, dados e recursos importantes armazenados em sistemas e backups, não tem como não se preocupar com isso, certo?
O que é?
Bom, mas o que é essa tal segurança na internet e de dados? Como você deve imaginar, é o termo que descreve a segurança de atividades e transações feitas pela internet. Mais do que isso, é a segurança integral de tudo que se relaciona com a internet, como a segurança do computador como um todo, bem como tudo que ele comporta e a segurança durante sua navegação em rede.
De modo geral, dependemos da internet no nosso cotidiano e despendemos tempo e dinheiro nela e para ela (garantindo seu funcionamento). E infelizmente, existem ameaças que acompanham esse uso, como por exemplo:
Phishing
Algo que tem sido recorrente no momento atual é a impersonificação de alguém pelo Whatsapp. O golpista coloca uma foto de seu alvo no perfil e pede a seus contatos dinheiro emprestado. O acesso à sua lista de contatos geralmente ocorre por meio da clonagem do Whatsapp da pessoa quando esta entra em um link que dá ao hacker este acesso. Aí está a primeira dica de como evitar isso, o cuidado em abrir links suspeitos, que podem ser repassados inclusive por amigos que não estão cientes das complicações que isso pode gerar e que, provavelmente, também caíram no golpe.
Essa é uma técnica antiga, que era feita através do email, mas os hackers também atualizam suas abordagens, então é preciso ficar ligado.
Ransomware
É um tipo de malware que permite ao infrator ter acesso ao seu computador e impedir que você tenha acesso completo aos seus próprios dados. Dessa forma, ele o torna “refém”, e pode pedir um resgate. O malware geralmente vem disfarçado de um software legítimo. No entanto, no momento em que você começa a instalar ele se mostra ser um cavalo de troia. As variantes mais conhecidas de ransomware são: Maze, Conti, GoldenEye, Bad Rabbit, Jigsaw, Locky e WannaCry.
Fraude de documentos
A crescente digitalização é um ponto positivo em muitos sentidos para as empresas, como o menor custo com recursos para o escritório, a minimização da geração de lixo, eficiência para assinar e compartilhar documentos etc. No entanto, há pessoas que se aproveitam disso. O malfeitor nesse caso, baixa um documento e o edita conforme seu próprio interesse. Segundo um relatório sobre as fraudes documentais em 2021, elaborado pela Neoway e pela Combate à Fraude, os RGs e as CNHs são os mais visados. E os principais alvos são as fintechs e bancos.
O aumento do trabalho home office, atrelada a pandemia, aumentou o risco de fraudes, já que as empresas têm menos controle sobre o monitoramento dos acessos. Para garantir a segurança da informação, é necessário um sistema de segurança de TI projetado para impedir acessos indesejados a servidores internos da empresa ou ao armazenamento de nuvem. Porém, se os colaboradores acessam arquivos confidenciais através de seus computadores pessoais, a capacidade de proteger esses dados é limitada.
Acesso através de Wi-Fi
Sabe aquela Wi-Fi gratuita que você entra em aeroportos, cafeterias, hotéis e locais públicos no geral? Tem uma coisa que você deve saber sobre isso... Claro que elas salvam a pele em muitos momentos, mas cuidado com as suas atividades quando estiver logado nelas.
Isso porque eles geralmente têm uma segurança baixa ou inexistente, o que deixa o usuário vulnerável caso haja presença de pessoas mal intencionadas que poderiam conseguir acessar senhas e contas que estejam sendo ativamente usadas pela vítima.
Botnets
Os botnets dizem respeito a uma rede de robôs programados para performar atividades maliciosas que visam captar ganhos para seu programador. Para isso, são infectados com malwares para serem automatizados. Algumas de suas possíveis funções são: gerar tráfego falso, derrubar sites, enviar e-mails de spam, cometer fraudes e roubo de identidade, atacar computadores e servidores.
Proteção
Existem formas de se prevenir para evitar que você seja um alvo desses tipos de situações e não ficar à mercê de hackers e garantir a sua cibersegurança.
Uma iniciativa interessante é a utilização de blockchain em transações comerciais e financeiras.
Autentificação multifatorial
A autentificação multifatorial diz respeito à forma utilizada para verificar que a conta que está sendo acessada é de fato sua. Nesse método, é requisitado que sejam fornecidos pelo menos dois métodos para comprovar que a conta é sua.
Antivírus
Tenha um bom antivírus. Ele será capaz de detectar ameaças antes que elas possam causar dano à sua máquina, impedindo a instalação de malwares. Ele também consegue detectar e eliminar caso já haja a presença de malwares.
O antivírus também se faz muito necessário para empresas, em sua versão corporativa. Dessa forma, ele oferece proteção para além do uso individual.
Firewall
Os firewalls agem como uma barreira entre seu computador e outra rede, como a Internet. Nesse meio, bloqueiam tráfego indesejado. Geralmente já vem instalado no sistema, mas é bom garantir que ele esteja atualizado e ativado.
Navegador
O navegador que você utiliza é um fator importante. Ele deve ter em seu sistema diretrizes de proteção de dados. Cada navegador tem seus pontos positivos e negativos e é importante avaliá-los conforme sua necessidade e intenção de uso. Aqui vai um guia da Freedom Of The Press Foundation (link) para te ajudar a escolher seu navegador.
Senha
Escolha uma senha que não seja muito curta, nem muito simples. E com simples eu quero dizer que não seja simplesmente uma palavra ou algumas letras/números. O ideal é alternar entre caracteres especiais, números e letras maiúscula e minúsculas. A complexidade da senha aumenta muito a chance de ela ser descoberta. É importante também não fazer apenas senhas iguais para todos os perfis, pois caso uma seja descoberta, os outros perfis permanecem indecifrados. Ainda nessa questão, caso você precise de uma cola para se lembrar de suas senhas, cuidado com o local que for guardá-la. Não adianta nada fazer várias senhas para dificultar o hack e deixar em um local de fácil acesso ou que seja óbvio.
Limpeza
Como uma dica bônus, trago aqui os aplicativos de limpeza para computador. Se trata de uma “faxina”, porém no seu HD. Com essa ferramenta, você consegue remover arquivos que estão em desuso há muito tempo e arquivos que foram instalados sem sua autorização. É possível ainda identificar arquivos corrompidos e replicados, para que sistema funcione sem toda essa carga desnecessária e que pode trazer complicações.
Manutenção
É importante fazer manutenções periódicas em seu aparelho. Principalmente se seu tempo de resposta está demorando mais do que o normal ou se identificar comportamentos atípicos, como janelas que abrem sozinhas ou arquivos sumindo sem explicação. É recomendado que essa manutenção seja feita a cada 6 meses ou de ano em ano, dependendo do desempenho observado. Por diversos motivos como acúmulo de poeira, para limpar e verificar a eficiência de rotação dos coolers, trocar a pasta térmica do processador, verificar os cabos, entre muitos outros. Seu computador agradecerá com um desempenho muito melhor!
No mundo digitalizado, é importante nos atentarmos quando o assunto é segurança na internet. É quase um requisito para não trazer dores de cabeça a nós usuários!
https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/what-is-internet-security
Acessado em: 11/03/2022
Acessado em: 24/03/2022
Acessado em: 01/04/2022
Todos os direitos reservados © Norion Tecnologia 2024 | Política de privacidade
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso website. Para saber mais, acesse a página Política de Privacidade.